
Do tempo em que a Square ainda fazia games inovadores...
Bem, esse game é pouco conhecido pelos jogadores ocidentais - pelo menos até começo de novembro/2007, data em que foi lançado para Nintendo DS.
A Square sempre trouxe ótimos games para o Super Nintendo e até então sempre com ambientes medievais. Para mudar um pouco, resolveram fazer um lance mais "futurista" com Secret of Evermore e o Front Mission.
Não me lembro de outro game (talvez Ogre Battle) que fosse "Tático". E Front Mission, também ao lado de Ogre Battle difundiu bem o esquema de batalhas isomêtricas por turno, como se fosse um jogo de tabuleiro.
O que pode fazer os gamers menos impacientes abandonarem FM é o número grande de opções que são setadas ao Mech. Você pode customizar braços, pernas e corpos dos Mechs, adicionando armas novas e armaduras, respectivamente.
A dificuldade é grande, ainda mais por demorar um pouco para se habituar a todos os comandos possíveis e os tipos de ataques disponíveis que variam de acordo com seu equipamento.
A história também é um ponto forte de FM. É mais ou menos assim: Rola uma treta violenta entre a Comunidade Oceânica e os Estados do Continente Unido. No game, você pode escolher um soldado da CO ou do Continente Unido (a dificuldade muda de um modo de game para o outro). O ano é o de 2096, e os continentes em questão são países atuais que se uniram depois de eventos que ainda ocorrerão no futuro (não vou contar mais para não perder a graça :D )
Vale a pena para quem não teve a oportunidade de ver FM no Snes, ou pegar a rom traduzida para jogar em emulador.


Dados do game:
Plataformas: Snes e NDS. Existem continuações para outras plataformas.
Jogadores: 1
Saves: Bateria para ambas as plataformas
Tempo médio de jogo: A meus queridos... pode colocar no mínimo umas 15 horas
Lançamento: 1995 para Snes e Novembro de 2007 para NDS
Avaliação pessoal do bispo:
Gráficos: 8,5
Som: 8
Controles: 8,5
Replay: 9
História: 9,5
Geral: 8