
Taí um jogo que pouca gente conhece, mas que não deve ser desmerecido.
Lembro de quando eu tinha TV a Cabo em casa. Havia um programa chamado Stargame, e um cara gente boa chamado Cristiano Gualda era o apresentador deste programa.
Em um belo dia, o Stargame apresentou um detonado de um game chamado Klonoa: Door to Phantomile. Bem, a princípio, tentei entender o que estava acontecendo na tela. Já havia visto game desse estilo (Pandemonium) mas Klonoa chamava a atenção por apresentar belos gráficos, tais quais das séries Super Mario e Sonic. E esse tipo de coisa era raro para o Playstation, a maioria dos games apresentavam gráficos e temas mais adultos e "dark".
Pois bem. Eu nunca tive paciência para detonados, porém este foi um dos poucos que eu acompanhei até o fim. O jogo me prendeu mesmo sem eu estar jogando e eu assisti o Stargame sem perder uma edição para ver o fim do game. E não tenho do que reclamar.
Sobre o game, a história é a seguinte: Klonoa e seu amigo Huepow , que pelo acaso do destino é usado como arma pelo próprio Klonoa, descobrem que o vilão Ghadius sequestra Diva, responsável por guardar a entrada do mundo dos sonhos. Com ela, Ghadius poderá controlar todos os sonhos de todas as pessoas do mundo. Claro, cabe a Klonoa resgatar a pobre coitada.
A aventura se desenrola por cenários muito bem detalhados e coloridos, num esquema "pseudo-3D". A ação é toda em 2D/plataforma e o cenário se movimentando em 3D, como se Klonoa estivesse sempre no plano em segunda dimensão e o cenário ao fundo ganhasse profundidade. Claro, se os designers não tivessem tanto capricho com o fundo, não seria a mesma coisa. Vide Pandemonium, que em termos de controles é tão bom quanto Klonoa, mas o cenário em si não agrada tanto.
A trilha sonora é excelente, com músicas "chiclete" que te fazem assobiar enquanto caminha pela rua ou enquanto está no banheiro. Os efeitos são bons, com detalhes para os diálogos todos na língua do nosso herói. Porém com legendas né, senão...
Jogabilidade perfeita, no melhor estilo plataforma. Creio que os jogos de hoje em dia deveriam se inspirar neste título, já que vemos novos games com problemas seríssimos em controle de câmera 3D, salvo excessões como Super Mario 64 e Ocarina of Time. Claro, isso é minha opinião, ainda acredito piamente que as empresas que desenvolvem games hoje em dia se preocupam muito com gráficos e deixam a jogabilidade de lado. Mas enfim...
Se você anda procurando um ótimo game de plataforma para passar um tempinho, recomendo Klonoa.


Dados do game:
Plataformas: Playstation One.
Jogadores: 1.
Saves: Memory Card.
Tempo médio de jogo: Umas 4 horas se você não se embananar em um labirinto que tem perto da última fase.
Lançamento: Final de 97 no Japão e metade de 98 nos EUA da América.
Avaliação pessoal do bispo:
Gráficos: 8,5
Som: 9
Controles: 9
Replay: 8
História: 8
Geral: 8,0