Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

[PSX Review] Klonoa - Door to Phantomile



Taí um jogo que pouca gente conhece, mas que não deve ser desmerecido.

Lembro de quando eu tinha TV a Cabo em casa. Havia um programa chamado Stargame, e um cara gente boa chamado Cristiano Gualda era o apresentador deste programa.

Em um belo dia, o Stargame apresentou um detonado de um game chamado Klonoa: Door to Phantomile. Bem, a princípio, tentei entender o que estava acontecendo na tela. Já havia visto game desse estilo (Pandemonium) mas Klonoa chamava a atenção por apresentar belos gráficos, tais quais das séries Super Mario e Sonic. E esse tipo de coisa era raro para o Playstation, a maioria dos games apresentavam gráficos e temas mais adultos e "dark".

Pois bem. Eu nunca tive paciência para detonados, porém este foi um dos poucos que eu acompanhei até o fim. O jogo me prendeu mesmo sem eu estar jogando e eu assisti o Stargame sem perder uma edição para ver o fim do game. E não tenho do que reclamar.

Sobre o game, a história é a seguinte: Klonoa e seu amigo Huepow , que pelo acaso do destino é usado como arma pelo próprio Klonoa, descobrem que o vilão Ghadius sequestra Diva, responsável por guardar a entrada do mundo dos sonhos. Com ela, Ghadius poderá controlar todos os sonhos de todas as pessoas do mundo. Claro, cabe a Klonoa resgatar a pobre coitada.

A aventura se desenrola por cenários muito bem detalhados e coloridos, num esquema "pseudo-3D". A ação é toda em 2D/plataforma e o cenário se movimentando em 3D, como se Klonoa estivesse sempre no plano em segunda dimensão e o cenário ao fundo ganhasse profundidade. Claro, se os designers não tivessem tanto capricho com o fundo, não seria a mesma coisa. Vide Pandemonium, que em termos de controles é tão bom quanto Klonoa, mas o cenário em si não agrada tanto.

A trilha sonora é excelente, com músicas "chiclete" que te fazem assobiar enquanto caminha pela rua ou enquanto está no banheiro. Os efeitos são bons, com detalhes para os diálogos todos na língua do nosso herói. Porém com legendas né, senão...

Jogabilidade perfeita, no melhor estilo plataforma. Creio que os jogos de hoje em dia deveriam se inspirar neste título, já que vemos novos games com problemas seríssimos em controle de câmera 3D, salvo excessões como Super Mario 64 e Ocarina of Time. Claro, isso é minha opinião, ainda acredito piamente que as empresas que desenvolvem games hoje em dia se preocupam muito com gráficos e deixam a jogabilidade de lado. Mas enfim...

Se você anda procurando um ótimo game de plataforma para passar um tempinho, recomendo Klonoa.





Dados do game:

Plataformas: Playstation One.
Jogadores: 1.
Saves: Memory Card.
Tempo médio de jogo: Umas 4 horas se você não se embananar em um labirinto que tem perto da última fase.
Lançamento: Final de 97 no Japão e metade de 98 nos EUA da América.

Avaliação pessoal do bispo:

Gráficos: 8,5
Som: 9
Controles:
9
Replay: 8
História: 8
Geral: 8,0

13 comentários:

ZEMO disse...

Puxa!
Não conhecia esse jogo!
Vou descolar um pra jogar!
Mas o tempo de vida é tão curtinho assim?!
4 horas só?!

Anônimo disse...

Grande José!

Como na maioria dos games OldSchool, o jogo em si é curto realmente, mas nem por isso não tem replay. Note nas figuras, que existe uma espécie de placa dourada ao lado dos pontos de vida. Aquela placa é dividida em seis pedaços espalhados pelas fases. A treta mesmo é conseguir pegar todos, aí sim o game ganha dificuldade! :D

Anônimo disse...

Porra, eu também gostei do game. Mas tempo é o que eu não tenho. Vou baixar mesmo assim e dar uma conferida!

Bispo, tu tens esse jogo?

Michel Guedes disse...

Grande Nelson!

O Bispo possui sim. Caso você quiser uma cópia e puder repassá-la para José, eu agradeço!

O engraçado é que só fui jogar ano passado, apesar de ter conhecido o jogo lá pelos idos de 99/2000.

Abs[]
Snake.

Mid disse...

Cara, pode parecer estranho o que vou te dizer, mas agradeço por falar deste jogo, joguei ele muito nos anos 99~2000 e ateh hoje ele me encanta, recomendo, apesar da aparencia infantil Klonoa serve para todas as idades, tem uma dificuldade gradativa e como voce jah disse, cenarios surpreendentes, infelizmente eh dificil encontra-lo atualmente mas vale o sacrificio

Michel Guedes disse...

Fala Mid!

Dê uma procurada no Ebay, certamente você encontrará o jogo original à venda. Se não encontrar por lá e quiser descolar uma iso, procure no MiniNova ou no Snes-O-Rama, neles tem torrent a dar com pau e provavelmente você deve encontrar!

Obrigado por postar!
Bispo.

Anônimo disse...

Olá sou a Teresa, eu já tive esse jogo e gostei muito só que se estragou o cd e não consigo encontrar outro, aqui em Portugal-madeira, voçe pode me dizer como encontar, fico muito agradecida.
Obrigada...

Michel Guedes disse...

Olá Teresa! Obrigado por comentar em meu blog!

Sobre encontrar o jogo em sua cidade... esta vou ficar lhe devendo, pois não saberia dizer se há algum lugar que venda poraí. Agora, você pode encontrar esses jogos em sites confiáveis como o Ebay ou o eStarland. Eu mesmo já comprei no eStarland (www.estarland.com) e chegou direitinho, apenas você tem que fazer uso do PayPal e de um cartão de crédito internacional.

Espero ter ajudado.
Bispo.

Unknown disse...

ola pessoa estou jogando esse jogo com minha namorada e cheguei na penutima fase com 12 vidas, mas nao sei a manha de passar da ultima fase eu suplico a vcs me ajudem?? desde ja agradeço Daniel Ventura

Unknown disse...

ola pessoa estou jogando esse jogo com minha namorada e cheguei na penutima fase com 12 vidas, mas nao sei a manha de passar da ultima fase eu suplico a vcs me ajudem?? desde ja agradeço Daniel Ventura

Unknown disse...

tem um site com link direto dividido em partes o site é : http://romhustler.net/

Michel Guedes disse...

Salve Daniel! Obrigado por postar!

Cara, me perdoe a memória fraca, mas essa fase é aquela em que você tem que ligar os 4 orbs, cada um com uma cor?

Se sim, diga lá onde você enroscou e a gente tenta dar um help aí pra ti!

Caso ajude, segue o link do detonado (em inglês) do GameFaqs: http://www.gamefaqs.com/console/psx/file/197741/11566

Abração!
Bispo.

Anônimo disse...

eu tenho este game é muito boa a jogabilidade eu só tenho a elogiar