Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2008

[SFC / GBA Review] Final Fantasy V



Os cristais estão em perigo. E esta é a quinta vez, muitas outras estão por vir.

Para o pessoal se situar. Para o Famicom, tivemos os FF1, 2 e 3. Para o Super Famicom tivemos o FF4, FF5 e FF6. FF5 nunca saiu nos EUA, apenas muito tempo depois em um remake para GBA e outros dois para PSX.

Confuso não? Pois bem, a Square reparou na cabeçada que tinha dado e acabou corrigindo tudo, fazendo milhares de remakes e ganhando milhares de dólares.

Falemos sobre o Final Fantasy V. Esse episódio diferentemente do que muitos pensam, não implantou o sistema de Jobs, ele apareceu antes no FF3 de Famicom. Talvez a sacada da produtora foi limitar o número de personagens para não tornar a história muito confusa. Em FF5, são apenas 4 personagens "jogáveis" que logo no começo do game são apresentados.

A história é a seguinte, existem 4 cristais que balanceiam o poder no mundo. Uma força maligna pretende colocá-lo na escuridão, justamente destruindo esses cristais. Nesses tempos de ameaça, os próprios cristais escolhem 4 guerreiros chamados de "Light Warriors" que devem restaurar o equilíbrio e salvar o mundo, lutando contra o mal. Em cada Final Fantasy, o mal tem variações, porém não irei contar aqui qual é o malfeitor desse episódio para não perder a graça.

Sobre o sistema de Jobs, nesse FF já era possível criar combinações de magias e habilidades com classes que teoricamente não poderiam usá-las. Um exemplo, é um Mago Branco que pode usar magia negra ou um Cavaleiro que pode usar magia branca. Para isso, é necessário que o seu personagem tenha um certo nível com uma classe desejada e esta depois seja trocada. Não há perda de habilidades adquiridas com a classe anterior, elas vão se acumulando no seu personagem.

Levando-se em consideração os demais FF, este aqui é até curto. Mas não pensem que por conta disso o jogo não é bom, muito longe disso. Acredito que se alguém está começando a se aventurar pelo mundo do RPG, pode começar por esse game. O sistemas de Jobs é simples e descomplicado, bem como os set-ups de armas e armaduras. A dificuldade das batalhas é razoável.

Esta versão de FF é como abrir um livro e ir folheando. O game é linear, não lhe faz perder horas e horas quebrando a cabeça com puzzles sem sentido e ter que voltar na mesma cidade por várias vezes, por exemplo.

A parte gráfica é boa, apesar de não utilizar de muita pirotecnia. Digamos que cumpre bem o seu papel, está num meio termo entre os FF de NES/Famicom e o FF6. A trilha sonora é soberba, com músicas assinadas pelo famoso Nobuo Uematsu.

Enfim, este é um game que Nelson provavelmente possui completo. Quando se trata de Final Fantasy, até o episódio 7 vocês podem ir na certeza de que são obras de arte.





Dados do Game:

Plataformas: Snes, GBA e PSX
Jogadores: 1
Saves?: Sim, 3 Slots
Tempo de jogo: Boa pergunta, nunca marquei. Mas é uma das versões mais curtas.
Ano de lançamento: Em 1992 no Japão, Para o SFamicom, em 1999 os remakes do PSX e 2006 para o GBA.

Notas do Bispo:

Gráficos: 8,5
Som: 9,5
Jogabilidade: 9
Replay: 8,0
Geral: 8,5

6 comentários:

Anônimo disse...

Ah! Fala sério! Eu ia começar a jogar esse game hoje!

Ainda não tenho completo, mas hey de ter ASAP.

Um adendo: esse e o 4 são considerados os mais difíceis da série.

Ainda não joguei a versão de GBA, está no meu Supercard, no entanto, não cometerei heresias! O poderoso heis de me enviar ainda esse mês uma cópia.

Belo texto, Michel!

Michel Guedes disse...

Grande Nelson!

Jogue, não espere o amanhã! Talvez até lá os cristais já tenham sido convertidos para o lado negro da força!

Anônimo disse...

Ótimo texto, mas... "Quando se trata de Final Fantasy, até o episódio 7 vocês podem ir na certeza de que são obras de arte." Eu discordo, isso é questão de gosto, eu particularmente, joguei do 5 ao 9 e para mim o melhor da série é o 9. O pessoal costuma gostar do que é mais complexo e desmerecendo alguns FF, mas há tudo que é tipo de gosto.

Michel Guedes disse...

Grande ksio, obrigado pelo comentário!

Realmente, você tem razão. Esqueci totalmente que gosto é variado, e que opiniões podem divergir.

Sinceramente, joguei pouco o 8 e 9 e pretendo num futuro poder dar mais atenção a eles - dos dois, achei o 9 mais bacana.

Já para mim, da série toda, acho que o 5, 6 e 7 são perfeitos. Não que os outros não sejam bons, mas esses tem aquele "tcham".

Abs[]
Snake.

Unknown disse...

Eu acho o V um dos melhores Ff's lançados , só é superado pelo IX e TACTICS , achei inclusive mais divertido que o VII.

Eu lembro que ficava horas no castelo upando nas gárgulas do porão hehe pra ganhar 4 AP xD

Anônimo disse...

Galera eu particarmente gosto de toda a série e já zerei do I ao VII
e joguei tbm um pouco do VIII e gostei mas naum fui a frente por motivos chamados Breath of fire 3 e 4 rsrsrs.
Mas o meu preferido é o IV acho que é por ter sido o primeiro que joguei.hihihi a história do Dark Kina que vira paladino é irada..
Um abraço galera fui..