Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

[PC Review] World of Warcraft



A palavra "World" não está aí por acaso.

Pois bem caros e caras. Bispo rendeu-se.

A princípio, jogos de PC nunca me atraíram muito. Cresci jogando consoles plugados na TV e considerava computador uma mera ferramenta de trabalho, que não serviria para diversão. Ledo engano.

Alguns amigos me apresentaram, insistiram e me tentaram com esse título do review de hoje - que sorte a minha! Garanto para aqueles que pensavam como eu, que a Blizzard está para o mercado de jogos de games para PC assim como a Nintendo está para a indústria de jogos para consoles.

Até antes de World of Warcraft, praticamente todos os games da Blizzard constituíam em RTS (Estratégia em tempo real). WoW já está para Action RPG, no estilo de The Legend of Zelda.

Mas o que faz de WoW um sucesso absoluto, diferente dos demais MMORPGs? Um caldeirão de coisas. Talvez, pelo fato da imersão: dificilmente algum outro jogo que vi fez tanto sentido ter uma definição de RPG. Talvez, pelo fato da interação e disputa entre outros players quando estamos jogando, o fator cooperativo, etc, etc. Você acaba tendo uma vida, uma reputação dentro do game.

WoW só funciona de maneira OnLine. Créditos devem ser comprados no site da desenvolvedora para poder jogar, além das licenças das versões. Não se preocupe, os servidores são estáveis, a Blizzard garante o funcionamento de tudo por 24 horas, pelo fato de existirem apenas 8 milhões de assinantes pelo mundo afora.

Apesar de funcionar só OnLine, talvez esteja aí a grande sacada. O fato de você poder cooperar com outras pessoas, conhecer gente nova, jogar com seus amigos pela rede, fazer eventos, participar de raids (raid = monte de gente indo para um dungeon qualquer jogar junto, matar bosses gigantes, conseguir itens raros, e levar por volta de 2~3 horas pra fazer isso tudo) é a grande sacada da Blizzard. E era esse o fato do Bispo sempre ter um pé atrás... Mas hoje, (in?)felizmente, o futuro da jogatina é OnLine, uma vez que é bem difícil reunir aquele seu grupo de amigos que já estão casados para jogar videogame.

São tantos detalhes, que esse post fica pequeno para tudo. Mas imagine um Playfire ou um Orkut, onde as pessoas pudessem criar um personagem próprio, escolhendo entre 6 raças da Aliança ou 6 da Horda e mais várias classes de guerreiros: Magos, Paladinos, Anões, Caçadores, etc. Tenha em mente que Horda e Aliança é algo bem pior que Brasil e Argentina. Sacou? Continuando...

Na atual expansão (Wrath of the Lich King), seu personagem pode chegar até o nível 80. Até chegar lá, você pode fazer praticamente tudo que pode imaginar dentro de um jogo de RPG - e eu não estou brincando. Primeiro, dependendo da sua classe (digamos um Priest) você pode ramificar seus poderes em Holy, Discipline ou Shadow. Dependendo da "carreira" de talentos que você quer seguir, você servirá para bater ou para curar. Fora isso, temos as profissões: você pode se tornar alfaiate, ferreiro, joalheiro, etc, e com essas profissões você pode construir itens que você aprende nos "centros de ensino" ou pegar receitas para fazê-los.

As batalhas são complexas e simples ao mesmo tempo. Você distribui seus talentos e magias (os quais você vai aprendendo de acordo com o nível que você adquire ou a árvore de talentos da classe do seu guerreiro) em grades na tela e sai apertando botões.

O sistema de quests: aceitar missão de algum NPC carente de atenção com uma exclamação acima da cabeça, pode lhe render horas de jogatinas, encontros inesperados com players e inimigos controlados pela máquina, experiência, grana e itens foderosos. Algumas quests devem ser feitas por mais pessoas, pois a dificuldade aumenta. Outra grande sacada.

Com um PC modesto você consegue rodar WoW. Os gráficos são belos, mesmo não jogando com eles no modo máximo. Som também é excelente.

É isso. É um post pequeno para a imensidão que é esse jogo. São 4 continentes, milhares de cidades, milhões de pessoas para conversar e megatons de outras coisas. Espero ter conseguido passar um pouco do que foi adentrar nesse estilo de game.

Para quem está buscando coisa nova pra jogar... WoW é a resposta.









Dados do Game:

Plataformas: PC / Mac
Jogadores: 1, que se conecta a 8 milhões no servidor original ou a um pouco menos em servidores piratas =D
Saves?: Saves no próprio servidor. Você pode continuar de qualquer máquina em que esteja.
Tempo de jogo: O resto da sua vida inteira?
Data de lançamento: Versão Clássica foi em Novembro de 2004 nos EUA da América. A expansão Burning Crusade, em janeiro de 2007 e a última, Wrath of the Lich King, em novembro de 2008. Já existe pré-release da terceira expansão, a Cataclysm, mas sem data definida ainda.

Notas do Bispo:

Gráficos: 9
Som: 8
Jogabilidade: 10
Replay: 10
Geral: 9

2 comentários:

Sunda disse...

Snacke e nos nas fritas...
show de bola...
starcraft assault na veia...

beijos do sunda...

Bispo Snake disse...

Ae Sunda, tá vivo ainda??? Como você tá bixo, tudo em riba?

Valeu por comentar aí. Cara, puta satisfação, fui selecionado pro Beta do Star2, tava jogando até agora a pouco. Jogaço, vai valer a pena pagar 100 mangos nele hein?

Abs!
Snax.