Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

[NES Review] Super Mario Bros. 3



Clássico na área.

Existem jogos que somente os gamers conhecem. Existem games que jogadores casuais já ouviram falar. Existem games que se tornam clássicos, referências, e até sua mãe que nunca encostou num controle de videogame (a não ser para derrubá-lo no chão) já ouviu falar dele ou pelo menos conhece o personagem principal. Personagem esse que é capaz de virar ícone e ser lembrado por milhões de pessoas quando o assunto é videogame.

Digamos que este jogo foi responsável por alavancar vendas de consoles e a primeira versão desta aventura é considerada a mais vendida de todos os tempos, com 40 milhões de cópias - originais, imagina só se fosse levado em consideração a pirataria. Já a versão de que estamos falando vendeu míseros 18 milhões.

O que faz um game se tornar clássico? Estive conversando isso com nosso querido Mentor. Não chegamos à conclusão de qual fórmula pode fazer isso, mas leve em consideração que nosso querido encanador não possui armas de última geração, não possui armaduras reluzentes, não possui capacetes com visores noturnos, nem mesmo tem a missão de salvar o mundo de um perigoso terrorista ou outra entidade maligna. Ele é "simples". Ele é como eu e você, ele só consegue pular e andar.

Talvez a simplicidade seja a base de tudo, e isso se reflete bem neste game. Jogabilidade simples, misturada com gráficos bonitos e trilha sonora excelente. Na minha preferência, este game é a melhor versão de todos os tempos. A dificuldade até o mundo 5 é aceitável, mas o desafio começa da metade do mundo 6 para frente.

Com relação aos cenários, a criatividade dos designers deste game é algo de se aplaudir. Você pode jogar tanto passando rápido pelas fases ou procurar entradas secretas. Não que a descoberta delas lhe renda um final diferente, apenas é pelo prazer de descobrir. Essa é a essência que todo jogo deve ter.

Se você é gamer e nunca jogou pra valer este jogo, recupere o tempo perdido e divirta-se com um dos maiores clássicos de todos os tempos. E lembre-se de agradecer ao senhor Miyamoto por esta obra prima.







Plataforma: Nes, Snes, GBA (deve ter mais)
Jogadores: 2
Saves: Bateria no Snes e Gba. No Nes, nem saves, nem password.
Info Adicional: Cartucho
Tempo médio de jogo: Com warps, uns 20 minutos. Já sem warps...
Data de lançamento: 23/10/1988 no Japão, 12/02/1990 nos EUA

Avaliação pessoal do Bispo:
Gráficos: 9,5
Som: 9,5
Controles: 9
Replay: 9,5
História: 9,5
Geral: 9,5

Estão esperando o que? Liguem o Nes de vocês agora!

2 comentários:

Unknown disse...

Tá pra nascer um herói tão cativante amigo.

Estou certo de que um, de identidade sigilosa, não é o cara.

Um grande abraço e meus parabéns.

Anônimo disse...

Rapaz, esse foi o primeiro game que eu tive, veio com meu NES quando eu tinha um. E que game!! Nunca tinha visto um jogo do NES proporcionar tantas horas de jogabilidade. Parabéns pelo artigo, esse jogo realmente vale a pena!